Seja mais produtivo no Twitter

Se você é usuário do Twitter, deve ter dificuldades para encontrar informações relevantes dentro do mar de ruído que caracteriza a ferramenta.  Acabamos perdendo muito tempo navegando por um mar de tweets inúteis, de gente desconhecida falando sobre coisas improdutivas, tentando achar aquele tweet que tem o link valioso para o nosso trabalho. É possível otimizar o uso do Twitter, filtrando o ruído e tornando mais visível o que é realmente útil. Seguem algumas dicas...
  • Use um aplicativo dedicado
Por mais que a recente alteração de interface tenha sofisticado bastante a interface web nativa do Twitter, nada se compara a um bom client dedicado. Recomendo fortemente o Seesmic, que permite que você acompanhe todas as suas redes sociais em um só lugar. A estrutura de plugins dele ajuda muito a manter todas as suas redes atualizadas sem o esforço de visitar  e atualizar cada rede separadamente. Twitter, Facebook, Linkedin, Google Buzz, Google Reader, Youtube, Ning.... Tudo num lugar só, atualizado de uma única vez. A única ausência notável é o Orkut, já que nenhum brasileiro ou indiano (os únicos países que ainda não abandonaram o barco)  resolveu escrever um plugin pra ele ainda. Outra vantagem é a possibilidade de usar o mesmo aplicativo em diversas plataformas - tem Seesmic para Windows e Mac, para Linux (com Air), para Android, iPhone, Blackberry... E ainda a versão web.
  • Crie buscas armazenadas
Se você quer receber informações sobre um tópico específico no Twitter, sem necessariamente saber de quem essa informação pode partir, ou monitorar o que se fala sopbre um tópico ou marca, crie uma busca no seu cliente de Twitter e armazene-a. Dessa forma, você sempre terá uma coluna exibindo tudo o que está sendo dito na Twitterlândia sobre esse tópico, mesmo que você não siga nem nunca tenho ouvido falar da pessoa que está twittando. Se a(s) área(s) que lhe interessam usarem um hashtag específico, mais fácil ainda. Por exemplo, eu tenho uma busca aramazenada no twitter para a hashtag #prodmgmt, usada para tweets sobre gerenciamento de produtos. Já achei inúmeros artigos interessantes através dessa busca.
  • Use listas
As listas do Twitter são um recurso sub-utilizado da ferramenta. Listas são grupos de contas do Twitter que mostram, em um único timeline, as atualizações de todos os integrantes. Assim, ao invés de seguir inúmeras pessoas ligadas a um determinado tópico, você pode seguir só a lista. Como as atualizações das listas são visualizadas em uma região separada (no site ou em um aplicativo dedicado), você consegue manter seu timeline mais enxuto e mesmo assim acompanhar o que aquele grupo está twittando. Outro aspecto interessante das listas é que é possível seguir listas criadas por outras pessoas. Você nem precisa se dar ao trabalho de criar e manter as listas! Por exemplo, duas listas que eu criei e mantenho, e qualquer um pode seguir:
  • Social Networks: essa lista segue contas oficiais e não-oficiais de várias redes sociais.
  • Project Management Apps: Aplicativos web para gestão de projetos. A maioria são especificamente para gestão de projetos, embora algumas ferramentas mais genéricas de gestão de atividades e colaboração tenham entrado.
Assim como mantenho algumas listas próprias, também sigo várias listas criadas por outros sobre tópicos do meu interesse. Com essas práticas, você consegue mais rapidamente encontrar o conteúdo que você precisa, ao mesmo tempo em que diminuiu o número de pessoas que você precisa seguir, mantendo seu timeline mais limpo.  Assim, você dá mais destaque ao que é mais relevante para você.