Como criar produtos que seus usuários odeiam - por Roman Pichler

O texto a seguir é tradução do artigo publicado por Roman Pichler, "How to create products your customers hate". Pichler é o autor do excelente Agile Product Management with Scrum: Creating Products that Customers Love - referência em gerenciamento de produtos em ambientes ágeis, leitura obrigatória para product owners e altamente recomendada para qualquer um que trabalhe com desenvolvimento de produtos.
Os itens a seguir são uma coleção bem humorada de erros comuns na aplicação do Scrum. Todos eles influenciam negativamente o sucesso do produto. Combinados, são uma receita para  o fracasso certo.
  1. Aplique o papel de Product Owner de maneira pragmática: divida o papel entre várias pessoas ou trabalhe com um comitê de product owners.
  2. Mire no "Maximum Marketable Product" - um produto que agrada a todos e tem uma grande quantidade de funcionalidades.
  3. Tenha uma atitude "eu posso", e diga sim para todo requisito. Você não quer decepcionar stakeholders e colocar o sucesso do produto em perigo.
  4. Capture e detalhe todos os requisitos no backlog do produto antes da primeira sprint. Isso reduz incerteza e risco, e permite um planejamento preciso e execução eficiente.
  5. Não se preocupe com priorização. Todos os seus requisitos são certamente obrigatórios.
  6. Não peça feedback aos seus clientes sobre incrementos iniciais do produto. Você sabe o que é melhor para eles!
  7. Busque um lançamento tipo "big-bang" para surprender seus concorrentes, impressionar seus clientes, e atingir dominação completa do mercado da noite para o dia.
  8. Quando a coisa esquenta, adicione mais funcionalidades e reduza a qualidade. Clientes adoram produtos complexos. Não se preocupe com débito técnico. Encare-o como uma oportunidade de criar um novo produto no futuro próximo.
  9. Diga ao Scrum Master para agir como um gerente de projeto de verdade e faça a equipe trabalhar muito duro. Ritmo sustentável é para os fracos.
Quantos desses você e sua equipe estão fazendo?